“Mais do que promessas vazias e abstratas, o Brasil precisa de um caminho sólido, pautado em ações concretas e, sobretudo, em princípios”
O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) publicou 22 compromissos para construir um “Brasil melhor”. O chefe do Executivo usou o Twitter neste sábado, 29, para divulgar seu manifesto aos eleitores.
“Mais do que promessas vazias e abstratas, o Brasil precisa de um caminho sólido, pautado em ações concretas e, sobretudo, em princípios”, escreveu o presidente. “Segue abaixo 22 compromissos que farão do Brasil um país mais próspero, mais livre e mais seguro para todos.”
Entre as propostas estão a redução da maioridade penal; o fim da audiência de custódia; redução dos homicídios em 20%; incentivo a preservação das famílias; entrega de mais de dois milhões de moradias para pessoas de baixa renda; o aumento do salário mínimo para R$ 1,4 mil; a continuação da política econômica de livre mercado; a modernização do Sistema Único de Saúde entre outras.
“Existe muito mais além”, redigiu Bolsonaro. “Reconstruir um país continental, abandonado por décadas, demanda tempo e muito esforço. Mas hoje posso garantir que conseguimos alcançar os nossos objetivos e finalmente transformar o Brasil na nação que sonhamos sempre. Até a vitória!”
O presidente ainda destacou que deseja preservar a liberdade de imprensa, de expressão e de internet. Além disso, ressaltou que não pretende ampliar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal.
“Vou indicar ministros comprometidos com a proteção da vida desde a concepção e a liberdade”, explicou. “E respeitar a independência entre os poderes e a Constituição Federal, a nossa Carta da Democracia.”
Leia na íntegra os 22 compromissos do presidente:
A carta de Lula
Na quinta-feira 27, Lula (PT), candidato à Presidência, também divulgou uma carta ao povo brasileiro. Trata-se da “Carta para o Brasil do Amanhã”, que apresenta propostas para o seu eventual governo.
“É possível combinar responsabilidade fiscal, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável”, argumentou o petista, no texto. “É isso que vamos fazer, seguindo as tendências das principais economias do mundo.”
O documento é uma versão 2.0 da Carta ao Povo Brasileiro, lançada em 2002, quando o candidato do PT disputava a eleição que o levaria ao seu primeiro mandato como presidente da República. A carta expõe 13 pilares que, conforme a campanha petista, sustentariam a economia do Brasil.
Rute Moraes, Revista Oeste