segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Mercado reduz estimativa da inflação pela 5º semana seguida

 Os números aparecem no Relatório Focus, do Banco Central

O IPCA mede a variação dos preços ao consumidor
O IPCA mede a variação dos preços ao consumidor | Foto: Reprodução/Pixabay

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar em 7,15% em 2022. É o que prevê o Relatório Focus do Banco Central (BC). Pela quinta semana seguida, o documento, que traz as projeções do mercado, reduziu a estimativa da inflação para este ano.

Com a queda, a previsão da inflação retraiu mais de 1 ponto porcentual, indo de 8,27% em 24 de junho para o patamar atual. Na semana anterior, a projeção já havia caído 1 ponto, com o resultado em 7,3%.

Além disso, nas mesmas cinco semanas também caíram o valores do Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M). O indicador partiu de 12,41% para 11,34%. Desse modo, nos dois casos, a estimativa da inflação teve queda de 1 ponto porcentual.

A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto também apresentou melhoria constante. Em cinco semanas, ela saltou de 1,5% para 1,97%.

O BC divulga o Relatório Focus toda segunda-feira. O documento resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado. A coleta de dados é realizada até a sexta-feira anterior à divulgação.

Leia também: “Prendam esses números”, artigo de J.R. Guzzo para a Edição 123 da Revista Oeste

Artur Piva, Revista Oeste