Ao longo dos últimos quatro anos, a instalação deixou de ser deficitária para ser se tornar lucrativa
De janeiro a julho de 2022, o Porto de Santos movimentou cerca de 95 milhões de toneladas em produtos. Desse modo, houve um crescimento de 7% sobre o resultado no mesmo período do ano anterior.
Da soma total, por volta de 70 milhões de toneladas são de embarques. E os desembarques bateram quase 26 milhões de toneladas.
Em igual período em 2021, o Porto de Santos registrou o envio de cerca de 64 milhões de toneladas. O volume de cargas recebidas no mesmo intervalo chegou a pouco menos de 25 milhões de toneladas. Assim, houve o crescimento de movimentação de cargas nos dois sentidos.
Ao longo dos últimos quatro anos, a instalação deixou de ser deficitária para ser se tornar lucrativa. As transformações para a mudança foram registradas em “O porto desencalha”, reportagem de Bruno Freitas para a Edição 127 da Revista Oeste.
“A volta por cima da Autoridade Portuária de Santos (Santos Port Authority, a SPA), órgão ligado ao Ministério da Infraestrutura, se deu por meio de um esforço para trocar a burocracia estatal pelo pragmatismo privado”, informa a reportagem. “A administração, que vinha marcada por casos de desvios de dinheiro, foi virada do avesso. O atual governo enviou ao litoral de São Paulo executivos com experiência em recuperação empresarial, partindo de um cenário de prejuízo de R$ 468 milhões em 2018.”
As dimensões do Porto de Santos
Atualmente, a movimentação de cargas no local está próxima de 150 milhões de toneladas por ano. Todo esse volume gerou quase 5 mil atracações em 2021. O Porto de Santos conta com 55 cais e 100 quilômetros de ferrovias. A área seca se estende por 15 quilômetros quadrados, com 16 quilômetros superfície acostável. O canal de navegação tem 15 metros de profundidade e 30 quilômetros de extensão.
Revista Oeste