O país é o maior fabricante da bebida no planeta
A produção de suco de laranja do Brasil pode ficar acima de 1 milhão de toneladas na safra que termina em 2023. Caso a projeção se confirme, será um crescimento de 25% sobre o ciclo atual.
Os dados são da CirtusBR, instituição que reúne Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Company. As empresas são três das maiores exportadoras de suco de laranja do mundo. Atualmente, o agronegócio do Brasil é responsável por cerca de 70% da produção mundial da bebida, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Na safra em curso, os agricultores do cinturão formado por partes do Estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro devem colher 12 bilhões de toneladas de laranja, conforme a previsão do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, essa região responde por cerca 85% da colheita da fruta no Brasil.
Cinco variedades da laranja concentram praticamente 90% da produção da fruta no cinturão cítrico. São elas: pera rio (36%), valência (25%), hamlin (12%), natal (10%) e valência americana (5%).
O Valor Bruto da Produção brasileira dessa fruta em 2022 deve ficar em cerca de R$ 17 bilhões, conforme a estimativa do governo federal. Desse modo, ela figura como a sétima safra mais valiosa da agricultura do país.
Artur Piva, Revista Oeste