A colheita do grão deve ficar próxima de 152 milhões de toneladas
A próxima safra de soja pode ficar próxima de 152 milhões de toneladas. A estimativa é da Datagro, uma consultoria do setor agrícola. Desse modo, é possível que o resultado fique cerca de 20% maior, em comparação ao ciclo encerrado em 2022. O grão é o carro-chefe do agronegócio brasileiro.
Os dados foram divulgados pela empresa na segunda-feira 29, durante a abertura da safra de soja, milho e algodão. O evento ocorreu na capital, São Paulo.
A expansão de 3% na área plantada deve impulsionar a safra de soja. As estimativas mostram que o plantio atingirá 43 milhões de hectares. De acordo com a Datagro, caso o aumento do plantio se confirme, “será o 16º ano consecutivo de crescimento”.
Conforme a estimativa, a safra de grãos no ciclo 2022/23 deve ultrapassar 300 milhões de toneladas. “E não estamos falando somente de soja e milho, mas também do algodão, entre outras culturas de grãos que são a base do enorme sucesso que é a integração das cadeias produtivas do agro nacional, que agrega valor sob a forma de proteína animal, farelo, biocombustíveis, e assim por diante”, afirmou Plinio Nastari, presidente da Datagro.
A previsão feita pela consultoria encontra lastro nas projeções da Companhia Nacional de Abastecimento. O órgão estima que o resultado da safra de soja do Brasil seja acima de 150 milhões de toneladas em 2023. Somando todos os grãos, a estimativa mostra que a colheita pode ficar próxima de 310 milhões de toneladas.
Revista Oeste