segunda-feira, 25 de abril de 2022

Conta do Partido Republicano pede para Musk desbloquear Trump

 Ex-presidente dos EUA teve o perfil suspenso no Twitter em 2021 por suposta 'incitação à violência'

Donald Trump foi banido do Twitter dias antes de deixar a Casa Branca
Donald Trump foi banido do Twitter dias antes de deixar a Casa Branca | Foto: Reprodução/YouTube

O Partido Republicano dos Estados Unidos aproveitou o anúncio da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, com a promessa de novos tempos para a liberdade de expressão na plataforma. A sigla usou a rede social para pedir ao novo proprietário que a conta do ex-presidente Donald Trump seja reativada.

O pedido veio por meio da conta do Partido Republicano na Câmara dos Deputados, em perfil com mais de 1 milhão de seguidores.

“Elon Musk, é uma grande semana para libertar Donald Trump”, escreveu a conta republicana, conseguindo alto engajamento.

Então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi suspenso permanentemente do Twitter em janeiro de 2021, dias antes da posse do sucessor, Joe Biden. Na oportunidade, a plataforma justificou a decisão “devido ao risco de prolongamento da incitação à violência”.

A empresa acrescentou que a decisão foi tomada “depois de uma revisão cuidadosa de tuítes da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles”. O perfil do ex-presidente contava com 88 milhões de seguidores naquela época.

O bloqueio aconteceu dois dias depois da invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, prédio onde funciona o Congresso norte-americano, em Washington. Na oportunidade, os manifestantes protestavam contra os resultados das eleições presidenciais, reclamando de irregularidades.

Musk exalta liberdade de expressão

A direção do Twitter aceitou nesta segunda-feira, 25, a oferta de compra do bilionário Elon Musk pelo controle total da empresa. O dono da montadora Tesla vai desembolsar cerca de US$ 44 bilhões pelo grupo de tecnologia, em que era o principal acionista desde o início de abril.

Em comunicado, o empresário disse que vai trabalhar pelo aprimoramento da liberdade de expressão no Twitter.

“A liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento, e o Twitter é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”, disse Musk.

“Também quero tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, abrindo os códigos para aumentar a confiança, derrotando os robôs de spam e autenticando todos os humanos. O Twitter tem um tremendo potencial — estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para desbloqueá-lo.”

Revista Oeste