quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Salles acusa reportagem de O Globo de ‘fake news’


garimpo - ricardo salles - o globo - fake news

O ministro Ricardo Salles: comparação entre jornais para falar em fake news | Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Informação publicada na primeira página da edição impressa de hoje do jornal O Globo foi classificada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de fake news. Isso porque a publicação carioca afirma que o integrante do governo federal “defende garimpo”.

A afirmação de O Globo tem a ver com a ida de Salles ao interior do Pará para participar de ação contra garimpo ilegal. Ontem, o ministro divulgou imagens aéreas que mostram que ele estava realizando trabalhos nesse sentido. O jornal, contudo, garantiu que ele defendia o garimpo. Além disso, o jornal informou que o aliado do presidente Jair Bolsonaro teria acusado os índios de querem “explorar mineração em suas próprias reservas”.

“Muito desinformado ou mal intencionado”

De acordo com o próprio ministro, tais informações não são condizentes com a realidade. Pelo Twitter, ele criticou o teor do conteúdo veiculado pelo impresso do Rio de Janeiro. “Impressionante como esse jornalista […] é muito desinformado ou mal intencionado”, publicou Salles. A reportagem em questão, no entanto, foi assinada por Carolina Brígido, da sucursal do jornal em Brasília.

Comparação com a Folha

Por fim, Ricardo Salles divulgou trecho de reportagem publicada pela Folha de S. Paulo sobre o mesmo assunto. Para ele, a versão do jornal paulistano “desmonta a fake news” que, conforme defende, foi publicada pelo carioca O Globo. Na contramão de seu concorrente na mídia impressa, a Folha afirma que o ministro chegou a enfrentar protesto organizado por garimpeiros do Pará.


, Revista Oeste