terça-feira, 11 de agosto de 2020

‘Ranking do vírus chinês, covid-19’, aponta estados e prefeituras com mais mortes no Brasil. Doria e Covas são os 'campeões'...

 O Supremo Tribunal Federal determinou, logo que o vírus chinês foi identificado no Brasil, que estados e municípios comandariam o combate à pandemia. Ao governo federal caberia apenas mandar a grana a governadores e prefeitos. Que poderiam comprar máscaras, ventiladores, luvas e montar hospitais de campanha sem necessidade de licitação. O STF mostrou a senha para que se produzisse mais um escândalo no país. Hoje, vários governadores e prefeitos estão com a Polícia Federal e o Ministério Público na porta. 


ranking, prefeitos, governadores, covid-19, governo federal, jair bolsonaro, stf, luiz eduardo ramos

Bruno Covas e João Doria lideram os rankings de prefeito e governador com maior número de mortes com covid-19 no país | Foto: Governo do Estado de São Paulo

Depois de ver o presidente Jair Bolsonaro ser injustamente cobrado pelos casos e mortes de covid-19 no país — visto que o Supremo Tribunal Federal ainda no começo da pandemia delegou aos estados e municípios a função de definir as regras de combate ao vírus chinês via decreto —, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos revela quem deve ser responsável pelos mais de 100 mil óbitos.

Documento enviado a congressistas por meio de um aplicativo de mensagem e assinado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, subordinada ao ministro, e  que usa dados do Ministério da Saúde, traz o ranking dos cinco Estados e dos cinco municípios que mais sofreram com o coronavírus em números absolutos.

Os cinco Estados são:

  1. São Paulo
  2. Rio Grande do Sul
  3. Bahia
  4. Minas Gerais
  5. Santa Catarina

Já os municípios são:

  1. São Paulo
  2. Distrito Federal*
  3. Rio de Janeiro
  4. Salvador
  5. Fortaleza

*O Distrito Federal pode ser considerado como um Estado, mas, erroneamente, foi considerado um município na lista.


Com informações de , Revista Oeste