YouTubers são as grandes celebridades do século 21. Amparados por uma geração que despreza as mídias tradicionais como televisão e rádio, e faz do celular seu principal companheiro, eles mobilizam multidões e acumulam fortunas. O principal nome do segmento em todo o mundo é o sueco Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie. Ele acaba de se tornar o primeiro youtuber a atingir a impressionante marca de 100 milhões de seguidores. Se mesmo assim, você não faz ideia de quem ele seja, a gente conta um pouco.
Abril de 2010
Foi quando Felix inaugurou seu canal no YouTube, voltado para o mundo dos videogames. Além de comentar os jogos, principalmente Minecraft, ele se celebrizou ao apresentar pegadinhas e fazer humor em seus vídeos.
Primeiro milhão
A marca foi atingida em julho de 2012, pouco mais de dois anos depois de lançar o canal. Em agosto de 2013 ele se tornou o youtuber com maior quantidade de seguidores de todos os tempos. Três meses depois, acumulava 13 milhões de fãs.
Disputa acirrada
PewDiePie é o primeiro youtuber solo a atingir 100 milhões de seguidores, mas não o primeiro canal. O canal indiano T-Series, que exibe produções de Bollywood (a indústria cinematográfica da Índia) atingiu a marca em maio desse ano.
Polêmicas
Apesar da popularidade, Felix Kjellberg acumula polêmicas, como acusações de racismo e antissemitismo em seus vídeos. Em março, um atirador que matou 51 pessoas em mesquitas na Nova Zelândia dizia em um vídeo “subscribe to PewDiePie” (siga PewDiePie).
US$ 15 milhões
É quanto o youtuber faturou em 2018. Apesar de ser uma quantia nada desprezível, ele foi apenas o nono youtuber mais bem pago do ano passado. O primeiro colocado, um garoto de nove anos chamado Ryan, lucrou nada menos que US$ 22 milhões.
Gazeta do Povo