Presidente francês anuncia que não concorrerá a um segundo mandato no ano que vem
PARIS - O presidente da França, o socialista François Hollande, anunciou ontem que não concorrerá a um novo mandato nas eleições de abril e maio. Hollande, de 62 anos, fez o anúncio no Palácio do Eliseu, tornando-se o primeiro presidente da 5.ª República que renuncia a uma reeleição. Ele tem um elevado índice de impopularidade.
Ainda não houve nenhuma confirmação, mas o candidato do Partido Socialista possivelmente será o primeiro-ministro Manuel Valls.
A direita realizou no domingo o segundo turno de suas eleições primárias, vencidas pelo líder do partido Republicanos, François Fillon, que concorrerá no próximo ano com a líder do partido de extrema direita Frente Nacional, a populista Marine Le Pen.
Fillon o favorito nas pesquisas de opinião para as eleições presidenciais. O deputado católico praticante, conservador sobre assuntos sociais e ultraliberal em temas econômicos superaria Marine em todos os cenários.
A mesma sondagem indica Hollande, ficaria em quinto lugar – o pior desempenho da história contemporânea do Partido Socialista (PS).