domingo, 1 de abril de 2018

China impõe tarifas em resposta à sobretaxa americana a aço e alumínio


Bandeira chinesa em uma rua de Pequim - Kim Kyung Hoon / REUTERS

Reuters


PEQUIM - A prometida reação da China à sobretaxa imposta pelos Estados Unidos às importações de aço e alumínio foi anunciada no fim da noite de domingo. O país asiático anunciou tarifas extras de até 25% a 128 produtos americanos, entre os quais estão carne de porco congelada, vinho e algumas frutas e nozes, informou o ministro das Finanças chinês.

A medida começará a valer na segunda-feira. A lista de tarifas é igual à de potenciais tributos sobre até US$ 3 bilhões de produtos americanos publicada pela China em 23 de março.

A decisão chinesa de tributar importações americanas acontece em meio a crescentes tensões comerciais entre Pequim e Washington.

presidente americano, Donald Trump, assinou em março uma resolução impondo até US$ 60 bilhões em tarifas sobre importações de produtos da China. O plano também prevê restrições para transferências de tecnologia e aquisições feitas por empresas de capital chinês. A ideia é pressionar Pequim para interromper práticas consideradas injustas de comércio. A medida ainda não entrou em vigor.

Na semana passada a China alertou os EUA a não abrirem uma caixa de Pandora e gerar uma onda de práticas protecionistas ao redor do mundo.