A elétrica e distribuidores controladas por ela têm débito de R$ 20 bilhões com a petroleira, pelo fornecimento de combustível para geração de energia
A Eletrobras e distribuidoras de energia controladas pela elétrica estatal fecharam acordo com a Petrobras para pagamento de parte das dívidas dessas empresas com a petroleira.
O valor total do débito é de R$ 20 bilhões, mas não foi informado o montante que será pago. A dívida é pelo fornecimento de óleo e gás para a geração de energia no norte do país, de acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira pela Petrobras.
O entendimento entre as companhias é importante para permitir o avanço de um processo de privatização das distribuidoras da Eletrobras que atuam no Norte e Nordeste.
A elétrica e o governo têm falado em realizar em junho um leilão para a venda do controle das distribuidoras, mas a dívida de algumas das empresas junto à Petrobras ameaçavam o andamento do negócio. A maior parte da dívida é atribuída à distribuidora de energia da estatal no Amazonas, a Eletrobras Distribuição Amazonas.
"Os instrumentos contratuais referentes à operação serão firmados pelas partes na data de hoje". A estatal informou, ainda, que fatos relevantes sobre o tema serão divulgados posteriormente ao mercado.