sábado, 27 de fevereiro de 2016

Hillary Clinton venceu primárias da Carolina do Sul, indicam pesquisas


A vitória de Hillary Clinton na Carolina do Sul dá força à candidatura dela em um momento decisivo na disputa contra Bernie Sanders
Foto: MARVIN GENTRY / REUTERS
A vitória de Hillary Clinton na Carolina do Sul dá força à candidatura dela em um momento decisivo na disputa contra Bernie Sanders - MARVIN GENTRY / REUTERS

Com O Globo



Vitória impulsiona candidatura dela e enfraquece Bernie Sanders


WASHINGTON — Confirmando as pesquisas, Hillary Clinton foi declarada vencedora das primárias democratas da Carolina do Sul, nas projeções dos principais jornais, sites e emissoras de TV dos Estados Unidos. As pesquisas indicam que a ex-secretária de Estado obteve muitos votos do afro-americanos, confirmando o bom momento da ex-primeira-dama antes da chamada Super Terça, quando 11 estados escolherão o candidato a disputar as eleições presidenciais de novembro.

As urnas foram fechadas às 19h (hora local), e imediatamente a imprensa começou a projetar a vitória de Hillary. Até 19h20, a apuração ainda não havia começado. Hillary sempre foi a favorita nas pesquisas, mas sofreu mais que o imaginado para vencer o caucus (reunião de eleitores) de Nevada na semana passada, estado que concentra uma grande quantidade de latinos. Um resultado forte na Carolina do Sul era necessário para provar que ela continua com muito apoio entre os negros, que são um grupo expressivo no estado.

Bernie Sanders conseguiu iniciar bem as primárias, tendo um quase empate em Iowa (no final vencido por Hillary por 0,3 ponto percentual), uma forte vitória em New Hampshire e ficou apenas cinco pontos atrás de Hillary em Nevada, no sábado passado. Mas uma derrota contundente neste sábado na Carolina do Sul, como apontam as projeções, pode enfraquecer a situação política de Sanders.