Ex-secretária de estado teve 3 de cada quatro votos na Carolina do Sul
WASHINGTON - Fevereiro não poderia ter terminado melhor para Hillary Clinton. Depois de vitórias apertadas e uma derrota estrondosa, a quarta primária na corrida democrata para a definição do candidato que vai disputar a Casa Branca deu à ex-secretária de estado e ex-primeira-dama uma vitória com quase o triplo da votação de Bernie Sanders. Hillary afasta os fantasmas de 2008, quando era a favorita e acabou perdendo a nomeação para Barack Obama, e embala para a Super Terça, quando onze estados votarão no dia primeiro de março.
Com 99% das urnas apuradas Hillary tinha 73,5% dos votos, contra 25,9% de Sanders. As pesquisas indicavam vantagem para a ex-secretária entre 20 e 30 pontos, mas no final ele obteve três de cada quatro votos no estado. Ela conseguiu manter o forte apoio que tem na comindade negra dos Estados Unidos, apesar dos esforços de Sanders para conquistar a simpatia do grupo nesta semana, que contou até com o endosso de Spike Lee, mas pelo visto sem muito sucesso.
Sanders minimizou a derrota e disse, em comunicado, que “a campanha está apenas começando. Tivemos uma vitória decisiva em New Hampshire e ela teve uma vitória decisiva na Carolina do Sul. Agora vem a Super Terça”, disse. Mas a maior parte dos estados que voitarão no dia primeiro de março é de estados do sul dos EUA, com forte presença de negros, que deram a vitória histórica para Hillary.
O resultado lava a alma de Hillary sobre a derrota para Sanders por 22 pontos em New Hampshire e também serve de “vingança” histórica, pois ela foi derrotada por Obama justamente na Carolina do Sul em 2008 por 28 pontos de diferença.
Com esta vitória Hillary fica na liderança na contagem dos delegados conquistas na votação popular: 90 a 65, desfazendo o empate de 51 delegados cada um que vigorava até sexta-feira. No total ela amplia sua vantagem geral, pois tem o apoio de 453 superdelegados (políticos expressivos do partido que votam diretamente na convenção de julho), contra 20 de Sanders. Ou seja, no momento o placar está 543 delegados para Hillary contra 85 para Sanders, segundo o site Realclearpolitics. São necessários 2.383 para obter a nomeação. O site informa que agora ela supera Sanders no total de votos populares nas primárias realizadas até aqui: 366,6 mil contra 247,4 mil do senador de Vermont.
.