segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A crise de Dilma: venda de carros novos sofrerá queda superior a 20% em fevereiro

Alberto Alerigi Jr. e Aluísio Alves - Reuters


  • Wesley Santos/Folhapress
    Pátios das montadoras seguem lotados, com estoques que poderiam abastecer as concessionárias ininterruptamente por quase dois meses
    Pátios das montadoras seguem lotados, com estoques que poderiam abastecer as concessionárias ininterruptamente por quase dois meses
Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em fevereiro devem cair mais de 20% em relação mesmo período do ano passado, antecipou à Reuters, nesta segunda-feira (29), uma fonte do setor com acesso aos dados de vendas.
Segunda a fonte, os emplacamentos registrados até o último domingo (28) somaram 136,8 mil unidades, o que corresponde a uma média de apenas 7.200 veículos por dia útil. Em fevereiro de 2015 o índice diário ficou em 9.787 unidades. Se o ritmo for mantido até o encerramento do mês, ainda nesta segunda, o total de vendas ficará próximo a 144 mil carros, recuo de 22,5% ante o ano anterior e de 7% no comparativo com janeiro.
Ainda de acordo com o informante, veículos de passeio e comerciais leves foram responsáveis por 132,5 mil emplacamentos até domingo, enquanto o setor de caminhões registrou 3,6 mil comercializações e o de ônibus, 690.

Em baixa

Em janeiro, a produção foi a pior para o mês desde 2003. O presidente da Anfavea (associação dos fabricantes), Luiz Moan, afirmou que nos dois meses seguintes os números tendiam a ser ainda mais fracos, diante da necessidade de ajuste dos estoques, que encerrou janeiro em 254,3 mil unidades, suficientes para 49 dias de vendas.
Até o fim do ano a associação espera queda de 7,5% no setor, para 2,3 milhões de automóveis, o quarto recuo anual consecutivo. Outros executivos são ainda mais pessimistas. José Luiz Gandini, representante da Kia no Brasil, aposta em um mercado "de 2 milhões de carros" em 2016. Já Sergio Habib, presidente da JAC, disse "duvidar que o setor consiga vender mais de 1,8 milhão".

Lançamentos de 2016 em vídeos - 7 vídeos



Nenhum comentário:

Postar um comentário