segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Moro autoriza internação de Bumlai para exames na próxima semana

O pecuarista José Carlos Bumlai, preso em novembro de 2015 - Geraldo Bubniak/24-11-2015 / Agência O Globo


Dimitrius Danta - O Globo


O pecuarista José Carlos Bumlai, preso desde novembro de 2015, deixará a carceragem da Polícia Federal no dia 8, terça-feira, para ser internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. De acordo com o relatório médico, Bumlai se apresentou com um quadro de hematúrica macroscópica (presença de sangue na urina). Os advogados do investigado requisitaram o deslocamento para exames e internamento por, no mínimo, um dia. O pedido foi aceito pelo juiz Sérgio Moro.

Caso exista recomendação médica por escrita, Bumlai poderá ficar mais tempo internado, sob escolta da Polícia Federal. Em janeiro deste ano, Bumlai já havia sido levado ao hospital. De acordo com documentos do processo, o empresário já apresentava os sintomas antes mesmo de sua prisão, em 24 de novembro. Segundo a defesa, Bumlai deveria ter sido internado na data da prisão, o que somente não ocorreu porque estava marcado o depoimento dele à CPI do BNDES.

José Carlos Bumlai é investigado por empréstimos que tomou junto ao Banco Schahin. Cerca de R$ 12 milhões teriam sido direcionados para campanhas do PT. O empresário também é suspeito de ter financiado parte das reformas em um sítio em Atibaia (SP), frequentado pelo ex-presidente Lula.