Apesar do conflito na Ucrânia, os embarques aumentaram
Pelo menos 24 navios transportando fertilizantes da Rússia para o Brasil devem chegar aos portos do país nas próximas semanas. A soma das cargas se aproxima de 680 mil toneladas.
De acordo com a Reuters, 11 dos 24 navios já deixaram os portos, incluindo São Petersburgo e Murmansk. A agência teve acesso a dados compilados pela Agrinvest Commodities. A maior parte carrega cloreto de potássio, fundamental nos campos de soja e milho.
Os agricultores brasileiros ocupam o primeiro lugar na produção mundial de soja e a terceira colocação na colheita de milho. Respectivamente, essas safras devem atingir 125 milhões de toneladas e 114 milhões de toneladas, conforme as projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Fertilizantes russos para o Brasil
Conforme Oeste revelou, a importação de fertilizantes da Rússia para o Brasil voltou a crescer em março de 2022. O resultado ocorreu apesar dos temores de que o suprimento pudesse ser interrompido por sanções causadas pela invasão à Ucrânia.
No mês passado, os russos desembarcaram 700 mil toneladas do insumo no Brasil. A quantidade supera em 10% as remessas no mesmo período de 2021, segundo os números do Ministério da Economia. Desse modo, o número ainda superou em um terço a importação de fevereiro, quando houve a redução de 40% sobre o mesmo período de 2021.
Ainda assim, a quantidade acumulada no primeiro trimestre de 2022 é cerca de 20% menor, em comparação a igual período do ano anterior.
Aumentou o preço
O preço dos fertilizantes da Rússia para o Brasil, entretanto, ficou mais alto. A média praticada por tonelada subiu de US$ 250, em março de 2021, para US$ 660, em março de 2022.
Leia também: “Potássio para dar e vender”, reportagem de Artur Piva para a Edição 102 da Revista Oeste
Artur Piva, Revista Oeste