Militares da Capitania Fluvial de Santarém (PA) abordaram outro comboio transportando toras de madeira extraídas da região, no fim da tarde dessa segunda-feira (28).
Uma equipe de Inspeção Naval da CFS desconfiou de uma embarcação abarrancada na comunidade de São José, no Rio Arapiuns, em Santarém, e constatou o problema.
A ação foi coordenada pelo Comando Conjunto Norte (CMN), dentro da Operação Verde Brasil 2, que visa prevenir e combater crimes ambientais na Amazônia legal, com a colaboração de 11 órgãos governamentais.
O comboio, composto por duas balsas com toras de madeira, foi apreendido por infringir a lei n 9.537/1997, sobre a segurança do tráfego aquaviário, entre elas, excesso de carga e falta de tripulantes.
O caso foi informado aos órgãos ambientais e à Polícia Federal que devem proceder a verificação quanto à regularidade da carga de madeira das embarcações e do seu transporte.
Na última sexta-feira (25), as Forças Armadas haviam realizado apreensões de embarcações transportando madeiras e ocuparam uma madeireira, respectivamente, em Santarém e Itaituba, em plena noite de Natal.
Na quinta-feira passada (24), plena noite de Natal, os militares apreenderam uma carga de 40 toneladas, equivalente a 2 milhões de maços de cigarros, na maior apreensão do gênero já efetuada em Sergipe e uma das maiores realizadas no Brasil.
Diário do Poder