FHC DIZ QUE DÓRIA NÃO ESTÁ PRONTO PARA DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O ex-presidente da Fernando Henrique Cardoso fala à imprensa em reunião na sede da Executiva Nacional do PSDB
Se depender de uma parcela dos membros do PSDB, na qual se inclui o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, João Dória, não terá vida fácil para ser o candidato da legenda à Presidência da República em 2022.
Em entrevista ao site UOL, FHC declarou não acreditar que Doria esteja hoje pronto para disputar Presidência da República em 2022. “O Dória vai ter que se nacionalizar”, disse FHC, sugerindo que o governador ainda tem sua liderança restrita ao estado de São Paulo.
“Ele vai ter que ‘baianizar’, ‘cariocar’, ‘gauchar’, enfim, se é para expressar um sentimento nacional, você não pode ser de uma parte só, tem que atender essa diversidade do país”, arrematou FHC. “O Dória tem que usar esses instrumentos que tem para se transformar num líder nacional, por enquanto ele é um bom líder paulista.”
Dória tem se esforçado na direção sugerida por FHC ao polarizar com o presidente Bolsonaro, ao longo de todo ano em torno da gestão de soluções para o combate à pandemia do Covid19. A bola da vez é a polêmica em torno na vacina chinesa, patrocinada pelo estado de São Paulo que Dória quer impor ao país.
Dória movimenta peças importantes no xadrez de 2022 ao manter um acordo com Rodrigo Maia (DEM) e Baleia Rossi (MDB) em torno da tentativa de impedir que Bolsonaro passe a controlar as mesas do Congresso Nacional elegendo os presidentes da Câmara e do Senado no início de 2021.
O acordo passou pela eleição à prefeitura de São Paulo. Dória submergiu durante a campanha de Bruno Covas, devido à sua alta rejeição na Capital, mas reapareceu nas comemorações da vitória do primeiro e do segundo turnos do tucano. No anúncio do resultado Dória botou a cara na vitrine para atacar Bolsonaro.
Dória também não perdeu tempo nas articulações para o comando do Congresso e, nem bem as urnas se fecharam convocou reunião da bancada federal do PSDB de SP para discutir a eleição para as mesas da Câmara e do Senado.
Nessa oportunidade FHC fez uma declaração tática que deve ter desagradado Doria. Embora dessa vez não tenha citado seu preferido, FHC não esconde que prefere Luciano Huck disputando com Bolsonaro em 2022.
Sandra Lima, Agora Notícias Brasil