Marcos do Val (Podemos) participou de conversa virtual com Kassio Nunes
O que o desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), tem a dizer sobre temas como Operação Lava Jato, prisão após condenação em segunda instância, atuação do Congresso Nacional e relacionamento com o Partido dos Trabalhadores? Após reunião virtual “secreta” na manhã desta terça-feira, 6, com seis senadores, os posicionamentos do magistrado foram revelados.
O teor da conversa com o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o STF foi divulgado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). Integrante do movimento batizado de Muda Senado e um dos presentes na reunião com o desembargador, o parlamentar capixaba deu detalhes do bate-papo ao ser entrevistado pela edição de hoje de Os Pingos nos Is, atração da rádio Jovem Pan que tem como comentaristas três colunistas da Revista Oeste: Augusto Nunes, Guilherme Fiuza e Ana Paula Henkel.
Segundo o senador do Podemos, Kassio Nunes Marques falou sobre:
Os temas
- Lava Jato
“Ele se posicionou muito favorável [à operação]. Garantiu não haver cenário para quem quer assumir essa cadeira [do STF] sem se comprometer com esse projeto. Mas deixou claro que o combate à corrupção vai além à Lava Jato.”
“Chamou a atenção para o fato de que se precisa ter cuidados para os excessos da operação. Cuidados, por exemplo, para evitar a espetacularização das ações por parte de agentes da Polícia Federal.”
- Prisão em segunda instância
“Colocou-se como favorável à questão, mas afirmou que o Congresso é quem deve definir legislação a respeito [de se obrigar ou não a prisão após condenação em segunda instância]. E não comentou nada em específico ao caso do ex-presidente Lula.”
- Relação com o Congresso
“Demonstrou que não defenderá nenhuma interferência [do Judiciário no Parlamento]. Reforçou respeitar as regras definidas pelo Congresso e disse não ter nenhuma vontade em transformar o STF em Casa Legislativa.”
- Relação com o PT
“Afirmou não ter nenhum vínculo com o partido. Avisou que apenas buscou conversar com a Dilma para ser indicado ao TRF.”
- Sobre indicação ao STF
“Disse que conheceu o presidente há dois anos, mas que só voltou a circular por Brasília agora, mas que buscava ser indicado ao Superior Tribunal de Justiça [STJ].”
No fim das contas…
Diante de tudo isso, Marcos do Val afirmou que hoje teria “decisão favorável” à indicação de Kassio Nunes ao STF. O senador afirmou, no entanto, que a escolha de Bolsonaro “surpreendeu a todos”, pois trata-se de um “desembargador muito novo”. “Uma indicação totalmente inesperada”, definiu o parlamentar do Podemos.
Anderson Scardoelli, Revista Oeste