quarta-feira, 3 de junho de 2020

‘Vocês são os racistas’, diz mulher negra a antifas nos EUA

Nestride Yumga participou de protesto na capital dos Estados Unidos no último fim de semana
Nestride Yumga - mulher negra - antifas
Nestride Yumga: todas as vidas importam | Foto: REPRODUÇÃO
Todas as vidas humanas importam, independentemente da etnia ou do tom de pele. Esse é o recado dado por Nestride Yumga. Mulher negra, ela participou do protesto realizado no último fim de semana em Washington DC, capital dos Estados Unidos, conforme registrou o site Breitbart News. Ela, contudo, destoou do discurso que vem sendo propagado pelos manifestantes que se intitulam “antifas”.
Nestride Yumga questionou a razão pela qual os dizeres “black lives matter” só se mostraram presentes em cartazes quando o segurança negro George Floyd foi assassinado por um policial branco. Ocorrido em Minneapolis na última semana, o caso desencadeou uma série de protestos dentro e fora dos Estados Unidos.
“Mas se elas [vidas negras importam], elas devem importar o tempo todo”, disse Nestride ao se dirigir a uma militante branca. Entre outros pontos, ela cobrou a participação de movimentos quando negros são assassinados por outros negros em cidades dos Estados Unidos. “Crianças negras são mortas todos os dias em Chicago”, exemplificou. A moça enfatizou, ainda, ser negra e livre.
“Não sou oprimida e sou negra”
“Vocês são os racistas”, complementou Nestride, de acordo com o que é possível acompanhar no vídeo [íntegra abaixo]. A mulher branca, ao qual não é possível afirmar se pertence ou não aos antifas, tenta se posicionar, mas não consegue diante dos argumentos da oponente. “Parem de forçar as pessoas a aceitarem que são oprimidas”, afirmou a manifestante. “Não sou oprimida e sou negra”, prosseguiu Nestride.

Assista ao vídeo


Grupo democrático?

O vídeo protagonizado por Nestride Yumga aparece no momento em que autoridades questionam o viés democrático dos antifas. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump anunciou que incluirá o movimento na lista de organizações criminosas. No Brasil, decisão similar pode ser adotada. Conforme registrado por Oeste, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou projeto de lei para definir esse tipo de manifestante como oriundo do terrorismo.

, Revista Oeste