quinta-feira, 4 de junho de 2020

Equipamento possibilita identificar o coronavírus no ar

Aparelho monitora locais com grande circulação de pessoas e mostra se há risco de contágio; inovação é do Instituto Tecnológico de Aeronáutica
equipamento possibilita identificar coronavírus
Movimento nas ruas de Florianópolis na manhã de sábado 30/05/2020
Foto: EDUARDO VALENTE/ESTADÃO CONTEÚDO
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos, no interior de São Paulo, está desenvolvendo um produto inovador que possibilita identificar o coronavírus no ar.
Sendo assim, a proposta dos desenvolvedores é monitorar locais com circulação intensa de pessoas, para indicar se há risco de contágio. A máquina pode averiguar áreas de até 50 metros quadrados.
Em síntese, o novo aparelho foi projetado a partir de tecnologia usada em equipamentos que monitoram nuvens radiológicas e detectam se há radiação em determinado local.
Através de uma ação trabalhista da Fundação Casimiro Montenegro Filho, o ITA conseguiu R$ 250 mil para desenvolver o protótipo. Em seis semanas, o equipamento estará concluído.
Na empreitada, estão envolvidos cientistas do Laboratório de Bioengenharia do ITA, do Laboratório de Genômica do Hospital A. C. Camargo Cancer Center e do Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea Brasileira.

Outras iniciativas

Conforme noticiou Oeste, Cientistas da Marinha do Brasil e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) se preparam para dar início à produção em larga escala do ventilador pulmonar Inspire.
O equipamento, de baixo custo (mil reais a unidade), é feito em apenas duas horas. Num primeiro momento, serão produzidos diariamente de 25 a 50 ventiladores pulmonares. No entanto, essa capacidade deve ser ampliada.

, Revista Oeste