sábado, 11 de abril de 2020

Brasil soma 1.124 mortes e mais de 20 mil casos de contaminação pelo vírus chinês



O Brasil registrou neste sábado, 11, 68 mortes e 1.089 contaminações pelo vírus chinês nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de óbitos pela doença já chega a 1.124 e são 20.727 casos oficialmente conhecidos até agora. A letalidade está em 5,4%, segundo informações do Ministério da Saúde.
São Paulo continua a ser o Estado com maior número de contaminações, chegando a 8.419 casos confirmados e 560 óbitos neste sábado, seguido por Rio de Janeiro (2.607 e 155 óbitos), Ceará (1.582 e 67), Amazonas (1.050 e 53), Pernambuco (816 e 72) e Minas Gerais (750 e 17).
Hospital de campanha Águas Lindas
Funcionário trabalha na construção do hospital de campanha em Águas Lindas, em Goiás 
Foto: Adriano Machado/ Reuters
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse neste sábado que o governo federal construirá um hospital de campanha com 200 leitos para atender pacientes do vírus chinês em Manaus (AM). A ordem de serviço para início das obras deve ser assinada neste domingo, 12.
Mandetta acompanhou neste sábado o presidente Jair Bolsonaro na vistoria de um hospital de campanha em Águas Lindas (GO), cidade localizada a 45 quilômetros de Brasília. A capital federal é um dos locais que, segundo o Ministério da Saúde, deve apresentar número acelerado de contaminações nas próximas semanas.
Bolsonaro Águas Lindas
Presidente Jair Bolsonaro após visitar as obras do hospital de campanha
em Águas Lindas, em Goiás Foto: Adriano Machado/ Reuters
Na prática, o número de contaminações em todo o País acaba sendo apenas uma referência sobre a disseminação da covid-19, dado que há falta generalizada de testes em muitas regiões. O Ministério da Saúde aguarda a chegada de 22,9 milhões de testes, mas apenas 9,6 milhões têm, hoje, previsão de chegada.
O isolamento social continua a ser a medida preventiva mais fundamental para evitar que o vírus se alastre rapidamente e comprometa o sistema de saúde. O Ministério da Saúde tem dito reiteradamente que o país não possui atualmente capacidade adequada de atendimento, seja em insumos de proteção básica, remédios, leitos de UTI, respiradores e médicos.
Em São Paulo, a adesão da população ao isolamento social chegou a 57% neste sábado. O número representa uma elevação em relação às últimas medições. Na quinta-feira, o índice de isolamento social era de 47%. O governador João Doria projetava que o isolamento atingisse 60% da população neste fim de semana, rumo aos 70%, índice considerado ideal, até semana que vem. Caso não houvesse adesão voluntária, ele não descartou tomar medidas mais restritivas, como aplicação de multas e até prisão para quem desrespeitar o distanciamento.
O Ministério da Saúde continua a projetar que o pico dos casos em São Paulo e Rio de Janeiro deve ser alcançado entre o fim de abril e início de maio.
Hoje, há mais de 1,6 milhão de casos confirmados em todo o mundo e mais de 100 mil mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Os Estados Unidos se tornaram o primeiro país a registrar mais de 2 mil mortos pelo coronavírus em 24 horas. Os casos confirmados chegam a 500 mil no país.  

 

PARA ENTENDER

Coronavírus: veja o que já se sabe sobre a doença

Doença está deixando vítimas na Ásia e já foi diagnosticada em outros continentes; Organização Mundial da Saúde está em alerta para evitar epidemia
















André Borges, O Estado de S.Paulo