sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Moro: 'Ninguém se corrompe sozinho'

Com Blog do Lauro Jardim - O Globo

Divulgação  Geraldo Bubniak - Agência Globo Divulgação
Sai no mês que vem no Brasil, pela CDG Editora, "Operação Mãos Limpas",a versão em português do livro mais importante sobre a operação que inspirou a Lava-Jato. Foi escrito pelo jornalista italiano Gianni Barbacetto, que desembarca no Brasil na semana que vem.
A edição brasileira terá um aperitivo especial — um prefácio escrito por Sérgio Moro. 
Diz Moro em quatro momentos do seu texto:
* "Se o mercado disser não à propina, por ação individual ou coletiva, esquemas de corrupção sistêmica não têm como prosperar. Ninguém se corrompe sozinho".
* "A corrupção ou a prática de suborno, com pagamento de vantagens indevidas por agentes privados a agentes públicos, sempre existirá. Homens não são anjos".
* "A incapacidade dos sistemas de Justiça criminal para levar a bom termo casos de corrupção sistêmica envolvendo importantes agentes públicos ou privados tem uma relação direta com o agravemtno do problema. Impunidade e corrupção sistêmica andam de mãos juntas".
*"Em um contexto de corrupção sistêmica, penetrante, profunda e disseminada nas instituições e na sociedade civil, a adoção de remédios excepcionais não pode ser considerada uma escolha arbitrária, mas medida necessária, na forma da lei, para romper o ciclo vicioso".