sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Maior doadora de Alice Portugal tem contrato sem licitação na Bahia


Felipe Frazão - Veja

Maria Paula Lanat Suarez, empresária e mulher de Carlos Seabra Suarez, aluga imóvel para autarquia do governo Rui Costa (PT)


Alice Portugal (PCdoB) defende Dilma Rousseff na TV
Alice Portugal (PCdoB) defende Dilma Rousseff na TV (Reprodução/VEJA)
A campanha de Alice Portugal (PCdoB), segunda colocada nas pesquisas para a prefeitura de Salvador, enfrenta dificuldades de arrecadar dinheiro e hoje amarga um déficit milionário – os gastos chegam a 1.814.876,80 reais e a arrecadação, 648.738,51 reais, conforme dados declarados à Justiça Eleitoral. Alice tentou angariar recursos em jantares de contribuição e apelou a empresárias mulheres.
Os maiores doadores individuais foram os empresários Antonio Andrade Junior, dono de construtora, e o casal Carlos Seabra Suarez, fundador a OAS e empresário do ramo de energia, e sua mulher Maria Paula Lanat Suarez, dona de uma empresa do ramo imobiliário, a Patrimonial Beaufort Ltda – ME. Cada um doou individualmente 100.000 reais à campanha da comunista e somam juntos quase a metade das receitas.
O casal Suarez tradicionalmente abastece campanhas de partidos de esquerda na Bahia. Em 2014, a empresa de Maria Paula firmou contrato de locação com a Junta Comercial do Estado da Bahia. A Juceb é vinculada ao governo Rui Costa (PT), maior apoiador de Alice Portugal na campanha. 
Não houve licitação, dispensada por lei estadual caso o preço seja “compatível com o de mercado” e as “necessidades de instalação e localização do imóvel condicionem a escolha”. 
A Juceb usar o andar térreo e parte do primeiro piso do Edifício Citibank, na capital baiana. O contrato começou com custo mensal 45.659 reais, já sofreu reajustes pelo IGP-M, e vale até fevereiro de 2018.