Felipe Frazão - Veja
Maria Paula Lanat Suarez, empresária e mulher de Carlos Seabra Suarez, aluga imóvel para autarquia do governo Rui Costa (PT)
A campanha de Alice Portugal (PCdoB), segunda colocada nas pesquisas para a prefeitura de Salvador, enfrenta dificuldades de arrecadar dinheiro e hoje amarga um déficit milionário – os gastos chegam a 1.814.876,80 reais e a arrecadação, 648.738,51 reais, conforme dados declarados à Justiça Eleitoral. Alice tentou angariar recursos em jantares de contribuição e apelou a empresárias mulheres.
Os maiores doadores individuais foram os empresários Antonio Andrade Junior, dono de construtora, e o casal Carlos Seabra Suarez, fundador a OAS e empresário do ramo de energia, e sua mulher Maria Paula Lanat Suarez, dona de uma empresa do ramo imobiliário, a Patrimonial Beaufort Ltda – ME. Cada um doou individualmente 100.000 reais à campanha da comunista e somam juntos quase a metade das receitas.
O casal Suarez tradicionalmente abastece campanhas de partidos de esquerda na Bahia. Em 2014, a empresa de Maria Paula firmou contrato de locação com a Junta Comercial do Estado da Bahia. A Juceb é vinculada ao governo Rui Costa (PT), maior apoiador de Alice Portugal na campanha.
Não houve licitação, dispensada por lei estadual caso o preço seja “compatível com o de mercado” e as “necessidades de instalação e localização do imóvel condicionem a escolha”.
A Juceb usar o andar térreo e parte do primeiro piso do Edifício Citibank, na capital baiana. O contrato começou com custo mensal 45.659 reais, já sofreu reajustes pelo IGP-M, e vale até fevereiro de 2018.