sábado, 28 de abril de 2018

Fundo Advent negocia compra do Walmart Brasil

Ronald D'ercole, O Globo

Gestora de ‘private equity’ ficaria com 80% das operações da varejista no país


A operação brasileira do Walmart pode estar próxima de mudar de mãos. A empresa de private equity Advent International está em negociações avançadas para a aquisição da operação da varejista no país, segundo fontes. Desde meados do ano passado, a gigante americana vem se movimentando em busca de saída para sua subsidiária.

Chegou a considerar a possibilidade de vender separadamente, por regiões, fatias de suas operações. Mas, diante do interesse manifestado pela Advent de adquirir o negócio todo em bloco, deu exclusividade à gestora de private, que levou adiante procedimentos de auditoria para melhor avaliar a operação brasileira do Walmart.

As negociações avançaram para que a Advent fique com algo em torno de 80% do capital do Walmart Brasil, com 20% ficando nas mãos dos americanos.

- As negociações estão avançadas e não é impossível que a compra seja anunciada em maio - disse uma fonte, que preferiu não ser identificada.

Terceiro no ranking do varejo

Essa mesma fonte lembra que a Advent já está presente no varejo brasileiro. A gestora controla a rede Quero Quero, de lojas de materiais de construção, que atua na Região Sul e que está próxima de abrir capital. Também está no comando da varejista de confecções Restoque, dona das redes Le Lis Blanc, Rosa Chá e Dudalina.

O Walmart, que chegou ao Brasil em 1995, não conseguiu construir uma história de sucesso nessas mais de duas décadas, apesar do seu gigantismo. Ao longo do tempo, a empresa fez muitas aquisições e, hoje, acumula bandeiras como Bompreço, Nacional, Mercadorama e BIG, além das próprias Todo Dia, Maxxi e Sam’s Club. Mas nunca conseguiu sair da terceira posição no ranking de varejo no país, sempre atrás de Pão de Açúcar e Carrefour. A empresa reduziu o número de lojas de 540 em 2016 para 450 atualmente, e seu faturamento, que em 2014 foi de R$ 29,6 bilhões, caiu a R$ 28,2 bilhões no ano passado.