terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

"Presidente Dilma promete o que não pode garantir", por Miriam Leitão

O Globo

Governo já prepara reajuste de 50% nas bandeiras tarifárias


O sistema de bandeiras mal começou a funcionar e já será reajustado. As contas de luz deste ano em todo o Brasil trouxeram a bandeira vermelha, que significa que a energia está mais cara porque estão usando muita geração térmica. Pois na mesa da presidente Dilma já há um decreto para aumentar em 50% esta tarifa extra. No caso da bandeira vermelha, a mais cara, o adicional vai passar dos atuais R$ 30 por MWh para R$ 45.
O sistema de bandeiras é apenas uma parte dos aumentos que as tarifas de energia elétrica vêm sofrendo. Outros virão, e a culpa não é só da falta de chuvas. A responsabilidade também é do governo, que cometeu muitos erros na administração do setor elétrico desde 2012.
As medidas do governo que mudaram as regras do setor afetaram financeiramente as distribuidoras e geradoras. Elas foram acumulando prejuízo, fornecendo energia por um preço menor do que podiam cobrar. As dívidas foram se acumulando e agora chegou a hora do consumidor pagá-las, com juros.
A tarifa extra é para cobrir o custo maior da eletricidade vendida hoje; os outros aumentos são para pagar a conta dos últimos anos. Cada distribuidora reajusta sua tarifa uma vez por ano, depois haverá um aumento extra para tentar compensar as distribuidoras que no passado sobreviveram com empréstimos.
Esse descontrole financeiro provocado pelo governo está sendo pego pelo meu, pelo seu, pelo nosso bolso.
Veja abaixo o comentário feito no Bom Dia Brasil.