sábado, 28 de fevereiro de 2015

Menina de 3 anos é vítima de bala perdida no Rio (pacificado pela dupla trambiqueira Lula-Dilma)

Rafael Nascimento - O Globo

Criança está com projétil alojado nas costas. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, ela não corre risco de morte


Uma menina de 3 anos foi vítima de bala perdida, na noite desta sexta-feira, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio. Tauanny Jesus de Paula estava em frente à casa onde mora, na Rua Média, acompanhada da mãe e do irmão mais novo, quando atingida nas costas, por volta das 21h. Após ser ferida, com ajuda de um vizinho, a vítima foi socorrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, de onde foi transferida para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier.

De acordo com parentes, os médicos da unidade hospitalar disseram que o projétil ficou alojado entre a coluna e um nervo. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, ela não corre risco de morte, está lúcida, com todos os movimentos e, por enquanto, não precisa de cirurgia.

— É um desespero. Fico muito preocupada porque também tenho que pensar no meu bebê de 1 ano, que está em casa com o pai — contou a mãe da menina, uma vendedora de 24 anos, que preferiu não se identificar.

A menina sentiu dores mas, durante a madrugada, conseguiu dormir. Parentes disseram que Tauanny chegou consciente ao hospital. No início da madrugada deste sábado, a madrinha da vítima também foi à unidade para levar pertences da criança.

Tauanny estava sentada na porta de casa, quando foram feitos os disparos. Junto com a filha, a mãe disse que não conseguiu ver de onde partiram os tiros.

— Foi tudo muito rápido. Ouvi o barulho de tiros e quando vi, minha filha estava ferida. A gente fica em desespero, sem saber o que pode acontecer — afirmou a mãe, que disse haver tiroteios frequentes na região.

Segundo o 41º BPM (Irajá), ainda não há informações de onde partiram os disparos, se foi uma ação isolada ou troca de tiros entre facções rivais. Em Costa Barros, há comunidades que não contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) como os morros do Chapadão e da Pedreira. O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna).

VÍTIMA DE BALA PERDIDA EM COPACABANA

Somente neste ano, ao menos outras 36 pessoas foram atingidas por balas perdidas na Região Metropolitana do Rio. Na noite desta terça-feira, uma jovem de 22 anos foi ferida nas nádegas por uma bala perdida, em Copacabana. Ela havia se despedido do namorado momentos antes de ser atingida, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, próximo à Rua Almirante Gonçalves. A ação aconteceu por volta das 22h30m. Neste caso, cuja vítima não quis se identificar, a bala também ficou alojada no corpo. Ela foi socorrida no Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, e liberada por volta das 2h40m desta quarta-feira.