Ministro da Agricultura de Lula falta ao primeiro dia do evento
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, compareceu à Agrishow na manhã desta segunda-feira, 1º. O evento ocorre anualmente em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e é a maior exposição do Agronegócio da América Latina.
A entrada de Bolsonaro na Agrishow ocorreu por volta das 11 horas, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Os deputados Ricardo Salles (PL-SP) e Mario Frias (PL-SP) também acompanhavam o presidente.
Neste mesmo horário ocorreria a cerimônia de abertura. Ela foi desmarcada, depois que Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, alegou ter sido “desconvidado” do primeiro dia do evento.
De acordo com o ministro, a organização da feira entrou em contato com ele na quarta-feira 26 para sugerir o adiamento da visita da comitiva presidencial, depois que Bolsonaro confirmou participação no primeiro dia do evento. Inicialmente, a organização emitiu uma nota reiterando o convite a Fávaro para a cerimônia de abertura.
Ainda assim, o governo Lula aumentou a pressão sobre a organização do evento, ameaçando, inclusive suspender o patrocínio do Banco do Brasil. Essa cadeia de acontecimentos chegou ao ápice no sábado, 29, quando a cerimônia de abertura foi oficialmente suspensa.
Agrishow, a maior feira do agronegócio da América Latina
Realizada anualmente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a Agrishow é conhecida como o mais importante evento do agronegócio da América Latina.
Neste ano, ocorre a 28ª edição da feira. Ao todo, por volta 800 marcasmostram seus produtos. As soluções apresentadas atendem aos produtores de todos os tamanhos. O evento conta com 520 mil metros quadrados de área de exposição e deve receber cerca de 150 mil visitantes até o encerramento, marcado para a sexta-feira 5.
Artur Piva, Revista Oeste