Medida é adotada após parecer do Centro Conjunto de Biossegurança sobre a disseminação do vírus na região
A ameaça do novo coronavírus prossegue no Reino Unido, mas em nível menor. Pois ao menos é o que garantem consultores médicos que compõem o Centro Conjunto de Biossegurança (JBC, da sigla em inglês) atuante na Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e no País de Gales. Dessa forma, eles recomendam que o alerta da covid-19 caía mais um nível. Indo, assim, de quatro para três.
Na prática, a recomendação por parte do JBC indica que o vírus segue em circulação na região, mas com diminuição do risco de contágio. Dessa forma, com o alerta da covid-19 indo para o nível três, regras de confinamentos podem ser desfeitas. A queda de normas relacionadas ao isolamento social deve ser validada para as quatro nações que formam o Reino Unido.
“Avançamos contra o vírus”
“Isso não significa que a pandemia tenha sido superada. O vírus está em circulação e pode haver surtos localizados”, indicam, contudo, os consultores médicos do JBC, conforme informações da agência EFE. Eles aproveitaram a ida para o nível três para agradecer aos britânicos e norte-irlandeses. “Avançamos contra o vírus graças aos esforços da população e precisamos que as pessoas sigam cuidadosamente as diretrizes para garantir a continuação dos progressos”, destacam.
Grande momento
Ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock definiu a ida do alerta da covid-19 para o nível três como “grande momento”. De acordo com ele, a recomendação dos consultores médicos sinaliza que as ações realizadas pelo governo estão dando resultados contra a doença.
“Os níveis de infecção estão caindo rapidamente”
“O plano do governo está funcionando. Os níveis de infecção estão caindo rapidamente, protegemos o Serviço Nacional de Saúde britânico e, graças ao trabalho árduo de milhões em nossos serviços sociais e de saúde, estamos levantando o país”, comentou Hancock.
Entenda os níveis de alerta
Na luta contra a disseminação do novo coronavírus, o Reino Unido definiu cinco níveis de alerta da covid-19. Sendo que o um representa a não circulação do vírus na região, enquanto que o cinco indica que autoridades devem se fazer valer de medidas rígidas de confinamento.
- A covid-19 não circula mais no Reino Unido;
- Nível de contágio muito baixo, podendo o distanciamento social ser reduzido;
- Circulação em menor grau, com regras de isolamento podendo ser desfeitas;
- Disseminação considerada alta, tendo de manter o distanciamento entre as pessoas;
- Contágio muito alto e com serviço de saúde prejudicado e, assim, o confinamento tem de de ser imposto.
Anderson Scardoelli, Revista Oeste