sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pessoas com tipo sanguíneo O podem ser mais resistentes ao vírus chinês

Estudos apontam que pessoas que possuem o tipo sanguíneo O podem apresentar uma maior resistência ao coronavírus; testes foram realizado em diversos países
Tipo sanguíneo O
Foto: Gerd Altmann/ Pixabay
Estudos demonstram que pessoas com o tipo sanguíneo O podem possuir uma menor probabilidade de contrair o coronavírus. Ainda de acordo com esses estudos, pessoas com o tipo sanguíneo A são mais vulneráveis à doença.
Desde o início da pandemia, cientistas de todo o mundo buscam descobrir o que leva a uma pessoa possuir mais possibilidade de ser contamina, ou ter sintomas mais agudos, do que uma outra pessoa, informa o The Jerusalem Post.
Dois desses estudos foram realizados em Wuhan, o epicentro da pandemia. Uma delas investigou a relação entre o tipo de sangue e o vírus e um outro que investigou a ligação entre o tipo sanguíneo e o risco do coronavírus desencadear uma pneumonia.
Mais estudos foram realizados em países que também sofreram muito com a doença, com a Espanha e a Itália. Eles identificam relações entre a genética da pessoa e insuficiência respiratória.

Teste realizado com 750 mil pessoas

A pesquisa mais conhecida sobre o tema, no entanto, foi divulgada pela empresa 23andMe, dos Estados Unidos, que apresenta evidência sobre o tipo sanguíneo e o coronavírus. A companhia é conhecida  por vender testes genéticos com o objetivo das pessoas descobrirem se possuem genes para doenças genéticas, como certos tipos de câncer.
Como informado pelo site da empresa, o estudo foi realizado por mais de 750 mil participantes. De acordo com os dados divulgados, que são preliminares, pessoas com o sangue do tipo O possuem menos probabilidade de contrair o coronavírus. Os dados demonstram que essa probabilidade é entre 9 e 18% menor do que a de indivíduos com outros tipos de sangue.

, Revista Oeste