MP assinada por Bolsonaro pode favorecer o Flamengo nas negociações em andamento com a Globo
Uma medida provisória assinada, nesta quinta-feira (18), pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, definiu que o time de futebol mandante tem o direito de arena sobre a partida de futebol, podendo negociar os direitos de transmissão.
Anteriormente, a transmissão só poderia ser feita por uma emissora que tivesse concluído negociações com ambas as equipes envolvidas, o que favorecia a Rede Globo.
O efeito imediato da medida assinada por Bolsonaro pode favorecer o Flamengo nas negociações em andamento com a Globo, mas terá repercussão ampla no longo prazo.
Agora, como os direitos ficam com o mandante, o Flamengo, por exemplo, poderá negociar com outra emissora os jogos em casa. O clube poderá também transmitir os jogos em alguma plataforma digital.
Além de dar uma prerrogativa exclusiva ao clube mandante para negociar a transmissão das suas partidas, a MP atingiu o sindicato dos jogadores de futebol.
Anteriormente, 5% dos direitos de transmissão ficava com essas organizações. A partir de agora, serão divididos igualmente aos atletas da partida, sem qualquer mediação.
Tarciso Morais, Renova Mídia