segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Novo empréstimo para distribuidoras de energia pode ser fechado no início de março

Mônica Tavares - O Globo

Recursos serão utilizados para a liquidação da parcela da dívida dos meses de novembro e dezembro de 2014


Linhas de transmissão de energia elétrica - Dado Galdieri


O empréstimo bancário de cerca de R$ 2,6 bilhões para quitar a dívida das distribuidoras de energia elétrica junto ao mercado de curto prazo deverá ser fechado no início de março.

A expectativa é do presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Luiz Barata, que se reuniu na tarde desta segunda-feira com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Porém, Luiz Barata não deu nenhum detalhe do empréstimo, se ele será tomado somente junto aos bancos públicos, ou se participarão do pool as instituições privadas. Também não falou sobre as taxas do financiamento.

— O que o ministro me disse é que estão sendo bem encaminhadas as negociações e que no comecinho de março devem estar concluídas — disse Luiz Barata.

Os recursos do empréstimo serão utilizados para a liquidação da parcela da dívida das distribuidoras dos meses de novembro e dezembro de 2014. A dívida das empresas junto ao mercado foi feita para comprar energia principalmente de termelétricas.

A liquidação da parcela da dívida das distribuidoras está marcada para o dia 31 de março, mas o presidente da CCEE disse que este é o prazo máximo marcado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que se as negociações forem fechadas antes ele pode antecipar o processo.