terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Governo Dilma ´trambique` agora acompanha situação na Venezuela com ‘grande preocupação’, afirma Itamaraty

O Globo

Em nota, ministério afirma que iniciativas para abreviar o mandato presidencial ‘são motivos de crescente atenção’


Quatro dias após a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, o governo brasileiro se manifestou sobre a crise política que afeta a Venezuela. Em nota divulgada nesta terça-feira, o Itamaraty diz que o acompanha "com grande preocupação" os acontecimentos no país vizinho.

O texto afirma que "são motivos de crescente atenção medidas tomadas nos últimos dias, que afetam diretamente partidos políticos e representantes democraticamente eleitos, assim como iniciativas tendentes a abreviar o mandato presidencial".

De acordo com o Itamaraty, o assunto é acompanhado por meio da Comissão de Chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), integrada pelos chanceleres do Brasil, Colômbia e Equador. O governo considera necessário a retomada do diálogo entre as autoridades venezuelanas e a Unasul.

"A finalidade última é ajudar a Venezuela, no marco da sua Constituição, a desenvolver as condições para que o país possa retomar o seu desenvolvimento econômico e social em um clima de paz e concórdia", destaca a nota.