Novo estudo publicado nos EUA põe em xeque a orientação de ingerir 2 litros d'água diariamente
Para manter o corpo minimante hidratado e em pleno funcionamento recomenda-se a ingestão de bastante água. Existe um aparente consenso na comunidade científica sobre a quantidade ideal de água que uma pessoa deve beber diariamente: 2 litros. Ainda segundo o consenso, os benefícios desse consumo são aparentemente infinitos, indo desde a melhoria do desempenho da memória e da saúde mental até a melhora da aparência física. Porém, uma série de evidências científicas divulgadas recentemente questionam esse consenso.
Benefícios em se beber bastante água
É ponto pacífico que aproximadamente 70% do corpo humano é composto por água. Desse modo, manter-se hidratado é fundamental para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Segundo Joel Topf, professor clínico assistente de medicina na universidade norte-americana de Oakland, em declaração ao periódico The New York Times, a água tem mais nutrientes do que sucos ou refrigerantes. Contudo, quando se trata de hidratação, a água não precisa ser a opção exclusiva; as pessoas podem recorrer ao chá, café, leite, entre outras.
Benefícios da hidratação equilibrada
Há diversos benefícios para o organismo em se beber água e outros líquidos:
- Regular a temperatura corporal;
- Desintoxicar o corpo;
- Absorver nutrientes provenientes de outros alimentos;
- Hidratar a pele e evitar o surgimento de acne;
- Combater a retenção de líquido;
- Prevenir o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais;
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Melhorar a digestão.
Afinal, quantos litros d’água deve-se beber por dia?
Há estudos que sugerem que a ingestão de 2 litros d’água diariamente pode ser uma quantidade excessiva para o organismo da maioria das pessoas. Assim, nesse caso, os especialistas recomendam a ingestão de 1,5 a 1,8 litros d’água por dia. Alguns especialistas afirmam que a quantidade de água ingerida no cotidiano varia em função do tamanho do corpo, temperatura externa, quantidade de suor e as condições gerais de saúde.
Ainda segundo o professor de Oakland, a maioria das pessoas jovens e saudáveis precisa beber água apenas quando estiver com sede. No entanto, aquelas que têm certas condições de saúde, como pedras nos rins, podem se beneficiar ao fazer um esforço para beber um pouco mais de água do que sua sede exige.
Revista Oeste