O OesteCast desta semana tem como convidado o escritor Maurício Nunes, autor de Árvore dos Sonhos — A Vida e Obra de Walt Disney. Maurício passou 12 anos estudando o criador do Mickey e de todo o universo representado em seus parques, como o Walt Disney World e a Disneyland.
Na entrevista, Maurício contou detalhes de sua pesquisa, como foi conhecer parentes de Disney e visitar a casa onde o futuro empresário morou quando criança, na cidade de Marceline. Destacou o papel de Disney como pioneiro no mundo do entretenimento ao criar Branca de Neve, a primeira animação comercial de longa-metragem, em 1937. “Ele apresentou o projeto aos seus funcionários num palco, interpretando a história inteira e cada personagem — incluindo cada um dos sete anões.”
Maurício Nunes rebateu a acusação de que Disney teria simpatia com o nazismo. “Nenhuma outra empresa de Hollywood contratou mais judeus na época. E Disney criou uma animação estrelada pelo Pato Donald imitando Adolf Hitler, que levava uma torta na cara — isso quando o ditador estava no auge do poder.” Maurício também declarou que acha “preguiça criativa” a onda de fazer versões live action dos desenhos clássicos da Disney.
Apresentado pelo jornalista Dagomir Marquezi, o OesteCast com Maurício Nunes contou com a participação do repórter Vitor Marcolin. O podcast de Oeste vai ao ar toda quarta-feira, às 20h30. Aproveitem este espaço para sugerir nomes de entrevistados que gostariam de ver por aqui. E não deixem de se inscrever no nosso canal no YouTube.
Revista Oeste