domingo, 27 de novembro de 2022

'De volta à festa', por Dagomir Marquezi

 Woody Allen retorna à Paris da década de 1920 nesta grande comédia romântica

Foto: divulgação Netflix
Foto: divulgação Netflix

Meia Noite em Paris
(Netflix)

Este filme de 2011 foi uma das grandes obras de Woody Allen. O mestre da comédia romântica misturou aqui os ingredientes certos para 94 minutos de boa diversão com um toque de alta cultura. Tudo funciona muito bem.

Owen Wilson faz o papel de Gil, um escritor americano que vai a Paris com sua noiva (Rachel McAdams). Ela reencontra um amigo metido a intelectual, chato e esnobe. Gil, por meio de uma solução mágica, é transportado a cada meia noite até a Paris da agitada década de 1920, para retornar ao tedioso presente na manhã seguinte. Mais do que nunca, a cidade era uma festa.

Nessa viagem ao passado, o escritor encontra os grandes nomes da vida artística e cultural daquela época: Cole Porter, F Scott Fitzgerald, Joséphine Baker, Ernest Hemingway, Gertrude Stein, Pablo Picasso, Salvador Dali, Henri Matisse, Paul Gaugin, e por aí vai. Esse passado, na visão de Allen, se torna muito divertido e leve. O elenco está cheio de grandes nomes: Tom Hiddleston, Kathy Bates, Léa Seydoux, Adrien Brody. Até a então primeira-dama francesa Carla Bruni faz uma ponta como uma guia de museu.

Revista Oeste