Deputado criticou a escalada autoritária protagonizada pelo Judiciário
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) afirmou, em audiência realizada nesta quarta-feira, 30, no Senado, que um processo de ruptura institucional está em vigor no país. Segundo o parlamentar, autor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade, essa desordem ocorre em razão dos desmandos do Judiciário.
“Se nós, como parlamentares, não pudermos nos debruçar sobre isso, para que mesmo nós servimos?”, perguntou Van Hattem, durante a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado. “Essa Corte que vemos no Brasil já está fechando o Congresso Nacional.”
Segundo o deputado, parte da desordem institucional ocorre por culpa do próprio Congresso. “Temos de admitir que estamos mal, muito mal na fita”, reconheceu. “Como parlamentares, falhamos. É por isso que já não podemos dizer que vivemos numa democracia plena no Brasil. A ruptura já aconteceu. Onde já se viu um parlamentar ter medo de se manifestar?”
Van Hattem disse ainda que não há “desculpa para não começar os trabalhos da CPI na Câmara dos Deputados”.
Tratamento igualitário
Mais cedo, a influenciadora digital Bárbara Destefani, do canal Te Atualizei, pediu à Justiça “o mesmo direito dado a um traficante e a um corrupto condenado”, em alusão ao criminoso André do Rap e ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Revista Oeste