quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Bolsa cai pelo 2º dia seguido

Mercado responde à expectativa de desaceleração da alta dos juros nos EUA e à contestação do resultado das eleições no Brasil

O principal índice da B3 caiu novamente
O principal índice da B3 caiu novamente | Foto: Reprodução/Shutterstock

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), caiu para pouco menos de 109 mil pontos nesta quarta-feira, 23. É a segunda vez seguida que o indicador termina o pregão em baixa. O dólar fechou praticamente estável, cotado a R$ 5,37.

Na mira dos investidores da B3, a contestação apresentada pelo PL sobre o funcionamento das urnas nas eleições 2022, e as expectativas sobre possível desaceleração da alta dos juros da economia norte-americana.

Juros nos Estados Unidos

A informação sobre a possível desaceleração dos juros apareceu na ata do publicada hoje pelo Comitê de Mercado Aberto dos EUA. O órgão é vinculado ao Federal Reserv (Fed, na sigla em inglês), equivalente ao Banco Central do Brasil.

“Uma maioria substancial dos participantes julgou que uma desaceleração no ritmo de aumento provavelmente seria apropriada em breve”, afirma a ata. “As defasagens e magnitudes incertas associadas aos efeitos das ações de política monetária sobre a atividade econômica e a inflação estão entre as razões citadas sobre a importância dessa avaliação.”

Urnas com defeito

Quanto à contestação sobre o resultado das eleições deste ano, o PL ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral com base em um levantamento realizado pelo Instituto Voto Legal. A ação afirma que “foram constatadas evidências contundentes do mau funcionamento das urnas eletrônicas através de eventos registrados nos arquivos logs de urna”.

“Apenas as urnas eletrônicas modelo UE2020 geraram arquivos log com o número correto do respectivo código de identificação”, mostrou o documento. Esse modelo corresponde a quase 225 mil urnas, representando 40% do total de votos.

Segundo o partido, a votação realizada no modelo sem anomalias garantiria 51,05% dos votos válidos para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ou seja: caso a ação seja atendida na íntegra, o atual chefe do Executivo seria vitorioso.

Revista Oeste