domingo, 28 de agosto de 2022

Paulo Guedes quer zerar o IPI

Segundo o ministro da Economia, esse imposto é uma máquina de 'desindustrialização em massa'

O ministro Paulo Guedes pretende zerar o IPI
O ministro Paulo Guedes pretende zerar o IPI | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou na sexta-feira 26, durante palestra promovida pela Associação da Classe Média (Aclame) em Porto Alegre (RS), que o governo federal pretende zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O objetivo é reduzir e simplificar os tributos, de forma a melhorar o ambiente de negócios.

“O IPI é um imposto de desindustrialização em massa”, observou o ministro. “Temos de zerar o IPI. Se conseguirmos reduzir em 35%, é um bom começo. O que acontecerá ali na frente? Mais 35%. Fica faltando apenas 30%.”

Guedes voltou a destacar que a economia brasileira está na contramão do restante do mundo e projetou um crescimento entre 2% e 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). “Ano que vem, vamos crescer mais”, afirmou.

O ministro criticou os erros de prognósticos de analistas sobre a recuperação da economia brasileira. Ele projetou uma redução da taxa de desemprego para aproximadamente 8% até o fim deste ano. “A taxa mais baixa desde o início do século”, salientou. “O Brasil continua surpreendendo os pessimistas.”

Guedes ressaltou a responsabilidade fiscal do governo nos últimos anos. “Bastou fazer isso um ano e meio”, disse. “Fizemos o que leva dez, 15 anos para fazer. Ficam dez anos para reduzir um déficit de 10% do PIB para zero. Reduzimos em 15 meses. Por quê? Porque tivemos coragem de fazer isso.”

Leia mais: “As novas alíquotas do IPI e o velho mimimi, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 104 da Revista Oeste

Revista Oeste