Um levantamento divulgado na última semana pelo CDC, órgão governamental americano responsável pelo controle de doenças no país, revelou que 94% dos mortos com COVID-19 tinham também outra causa associada à morte; apenas 6% dos mortos contaminados com o coronavírus morreram em decorrência exclusiva de COVID-19.
O levantamento completo em inglês pode ser lido aqui.
“A Tabela 3 (abaixo) mostra os tipos de condições de saúde e causas contribuintes mencionadas em conjunto com óbitos envolvendo a doença coronavírus 2019 (COVID-19). Para 6% das mortes, COVID-19 foi a única causa mencionada. Para óbitos com doenças ou causas além do COVID-19, em média, houve 2,6 doenças ou causas adicionais por morte.
Causas mais associadas às mortes
O CDC listou as seguintes causas como as principais condições médicas subjacentes relacionadas às mortes por coronavírus:
- Influenza e pneumonia
- Parada respiratória
- Doença hipertensiva
- Diabetes
- Demência vascular e não especificada
- Parada cardíaca
- Insuficiência cardíaca
- Insuficiência renal
- Lesões intencionais e não intencionais, envenenamento e outros eventos adversos
- Outras condições médicas
Esses números são baseados em certidões de óbito, que a organização diz serem a fonte de dados mais confiável. Os atestados de óbito supostamente contêm informações que não estão disponíveis em nenhum outro lugar e incluem dados sobre comorbidades, raça e etnia e local de morte.