segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Bytedance desiste de venda do TikTok e fecha parceria com Oracle, dizem fontes

 

Após recusar oferta da Microsoft, Bytedance deve apostar em parceria com Oracle, dizem fontes

Após recusar oferta da Microsoft, Bytedance deve apostar em parceria com Oracle, dizem fontes


A chinesa Bytedance, dona da rede social TikTok, teria abandonado a iniciativa de vender as operações da rede nos Estados Unidos, disseram fontes próximas ao assunto à agência de notícias Reuters neste domingo, 13. Segundo as pessoas, a empresa asiática está de olho em uma parceria com a americana Oracle, a fim de evitar um banimento da rede social nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que agrada o governo chinês. 

Nos últimos meses, a Bytedance esteve em conversas com empresas americanas para vender o TikTok, depois que o presidente americano Donald Trump ameaçou fechar o aplicativo de vídeos curtos nos EUA. Na visão do governo Trump, o TikTok é uma arma a favor do governo chinês para captar dados dos cidadãos americanos, sendo uma ameaça à segurança nacional de seu país. Entre as empresas candidatas a comprar o TikTok e suas operações, estavam a Oracle e um consórcio do qual faziam parte Microsoft e Walmart. 

As negociações foram afetadas depois que a China mudou regras locais, dizendo que deveria aprovar a venda dos algoritmos usados no TikTok para empresas estrangeiras. Na última semana, veio à tona a ideia de que o governo de Pequim preferia ver o TikTok fechar nos EUA do que permitir uma venda forçada. 

Agora, com o novo acordo, a Oracle será um parceiro de tecnologia da Bytedance nos EUA e assumirá o controle dos dados de usuários do TikTok nos EUA, segundo as fontes. A Oracle também está negociando a compra de uma fatia do TikTok nos EUA, afirmaram as pessoas. Ainda não está claro se Trump, que deseja que uma empresa americana controle o TikTok nos EUA, vai aprovar o negócio. 

No entanto, chama a atenção o fato de que, caso seja aprovado, a operação vai favorecer Larry Ellison, fundador da Oracle e próximo a Trump politicamente. O passo é ainda mais suspeito pois, no início do imbróglio, foi sugerida parceria semelhante entre a Bytedance e a Microsoft, algo que a Casa Branca negou permissão. Neste domingo, 13, a Microsoft afirmou que a Bytedance recusou sua oferta de aquisição. 

Procuradas, a Bytedance e a Oracle não estavam imediatamente disponíveis para comentar o tema. A Casa Branca se negou a comentar o assunto. 

Caso o governo americano não aceite a manobra, o TikTok sairá do ar no território americano a partir desta quarta-feira, 16. 

Reuters