Os produtos com melhor desempenho foram a soja e o algodão. China comprou do Brasil quase o triplo do importado pelos Estados Unidos
Nos quatro primeiros meses deste ano, as exportações da agropecuária brasileira cresceram 17,5% em relação ao mesmo período de 2019. As informações foram divulgadas ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Apesar da pandemia de coronavírus, o trabalho de abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros continua trazendo bons resultados para o país”, garantiu o Mapa em nota, ao mencionar que houve aumento das exportações para a Ásia.
Os produtos com melhor desempenho foram a soja e o algodão — ambos bateram recorde de vendas no mês passado. Outros alimentos, ademais, tiveram excelentes níveis de negociação, como as carnes bovina e suína. Contudo, apresentaram queda: café não torrado, milho, animais vivos, frutas e nozes.
É importante salientar o crescimento da participação do mercado asiático no Brasil, que hoje representa 47,2% do total de nossas exportações. As vendas brasileiras (de todos os setores) para o continente subiram 15,5% no primeiro quadrimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2020.
Em síntese, a China, sozinha, comprou do Brasil quase o triplo do importado pelos Estados Unidos.
Cristyan Costa, Revista Oeste