- Arte UOL
A disputa no primeiro turno pela prefeitura de Porto Alegre continua indefinida, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (30).
Ela mostra o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), ainda isolado à frente, com 31% de intenção dos votos válidos.
A projeção para a outra vaga no segundo turno das eleições municipais, porém, permanece com um empate técnico entre três candidatos. Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 21%, Raul Pont (PT), com 19%, e Luciana Genro (PSOL), 14%, aparecem tecnicamente empatados na segunda posição, já que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Contando os votos brancos e nulos, Sebastião Melo passa a ter 26% de intenção de votos, Nelson Marchezan Jr. 18%, Raul Pont 13% e Luciana Genro 12%. Brancos, nulos somam 11% e 5% não sabem ou não responderam.
Melo foi o candidato que mais cresceu nas pesquisas desde o início da campanha eleitoral. Ele teve quase quatro minutos em cada propaganda obrigatória na TV, o maior tempo entre todos os candidatos.
A ex-deputada federal Luciana Genro começou a campanha à frente nas pesquisas, mas caiu depois que o horário eleitoral começou. Ela teve 12 segundos em cada programa.
Segundo Turno
O Ibope também pesquisou a intenção de votos para os possíveis cenários no segundo turno.
Sebastião Melo aparece com 37%, caso enfrente Nelson Marchezan Jr, que teria 32%, o que é considerado um empate técnico. Brancos e nulos somam 24% e 6% não sabem ou preferem não opinar.
Contra o ex-prefeito Raul Pont, Melo venceria com 44%, contra 29% do petista. Brancos e nulos somam 22% e 5% não sabem ou preferem não opinar.
Sebastião Melo também venceria Luciana Genro. Nesse cenário ele teria 43% das intenções de voto, contra 30% de Genro. Brancos e nulos somam 22% e 5% não sabem ou preferem não opinar.
Em um segundo turno com Nelson Marchezan Júnior contra Raul Pont, o tucano seria eleito com 41%, contra 32% do petista. Brancos e nulos somam 21% e 6% não sabem ou preferem não opinar.
Nelson Marchezan Júnior teria 40% das intenções de voto se enfrentasse Luciana Genro, que teria 31%. Brancos ou nulos somam 23%, e 6% não sabem ou preferem não opinar.
Luciana Genro e Raul Pont empatariam em um eventual segundo turno, ela com 31% e ele com 30%. Brancos e nulos somam 30% e 8% não sabem ou preferem não opinar.
A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RS-09656/2016, foi encomendada pelo Grupo RBS. O nível de confiança estimado é de 95%. Foram ouvidas 805 pessoas entre os dias 27 e 30 de setembro.