Com O Globo e agências
É a última vez que o presidente dos EUA participa do tradicional jantar onde atua como comediante
WASHINGTON - Barack Obama fez piadas consigo mesmo, com Hillary Clinton e, claro, com Donald Trump em seu último jantar da associação de correspondentes da Casa Branca, um evento em que todos os anos o presidente dos Estados Unidos tem a oportunidade de fazer comédia stand-up.
No jantar de gala, o presidente e "comediante em chefe" faz piadas com o governo e a imprensa na frente de jornalistas e centenas de convidados.
Dessa vez, entretanto, Obama aproveitou também para homenagear o ex-correspondente do Washington Post no Irã, Jason Rezaian, libertado em janeiro depois de passar 18 meses em uma prisão do país.
Trump, o favorito para ser o candidato republicano às eleições de novembro, não estava presente, mas virou o alvo da maioria das piadas.
"O 'establishment' republicano ainda não acredita que [Trump] seja o indicado. Dizem que falta a ele experiência com política externa, mas ele andou se reunindo com líderes estrangeiros... Miss Suécia... Miss Argentina... Miss Azerbaijão", afirmou o presidente em referência ao concurso Miss Universo, de propriedade de organizado por Trump.
O presidente democrata também brincou sobre como envelheceu durante seu mandato de oito anos e sobre o aumento de sua popularidade nas pesquisas dos últimos meses.
"A última vez que estive tão 'alto', estava decidindo meu curso na universidade", afirmou, fazendo um trocadilho entre a palavra high (alto e também chapado, em inglês), em referência a seus anos de estudante, quando fumou maconha.
Obama também brincou com uma hipotética atuação da ex-secretária de Estado e candidata à presidência Hillary Clinton no Facebook.
"Viu que eu te cutuquei? Apareceu no meu mural? Não sei se estou usando isso direito. Beijos, tia Hillary".
Obama terminou seu discurso dizendo "Obama out" (fora), deixando cair, ao mesmo tempo, o microfone no chão, um gesto popularizado pelas estrelas da música que significa que o espetáculo foi tão bom que não há mais nada a dizer.
Entre os convidados presentes, estavam atores como Will Smith, sua esposa Jada Pinkett Smith, Kerry Washington, conhecida pela série de tv "Scandal," Helen Mirren, Bryan Cranston e a cantora Aretha Franklin.