segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Morre ex-senador republicano Fred Thompson, que ajudou a revelar o caso Watergate

O Globo com agências internacionais




Thompson teve papeis coadjuvantes em diversos filmes; seu útilmo mandato como senador terminou em 2003 - Ron Edmonds / AP


O ex-senador e ator Fred Thompson, que ajudou a revelar o caso Watergate, morreu aos 73 anos neste domingo. Segundo sua família, ele lutava contra um linfoma.

Revezando-se entre a política e o entretenimento, ele teve papeis coadjuvantes em diversos filmes. Em uma disputa frustrada pela Casa Branca, Thompson concorreu à nomeação republicana nas eleições presidenciais de 2008, mas desistiu depois de não conseguir apoio suficiente. Seu útilmo mandato como senador terminou em 2003.

Conhecido por seu estilo direto e sua voz forte, o ex-senador ganhou notoriedade como conselheiro republicano no Comitê Watergate do Senado, que investigou o escândalo que levou à renúncia do ex-presidente Richard Nixon.


“É com o coração pesado e profundo sentimento de pesar que partilhamos o falecimento do nosso irmão, marido, pai e avô, que morreu pacificamente em Nashville cercado por sua família”, disse a família em um comunicado.

Sua primeira aparição nas telas de cinema foi em 1985 no longa "Marie". Depois, Thompson participou de produções como "Duro de Matar 2" e "Na linha de fogo", frequentemente representando políticos ou figuras de autoridade.

Em 2007 interpretou o ex-presidente dos Estados Unidos Ulysses S. Grant no filme para televisão "Enterrem meu Coração na Curva do Rio". Na TV, seu papel mais importante foi o do promotor do distrito de Nova York Arthur Branch no seriado policial "Law & Order", entre 2002 e 2007.