sábado, 26 de fevereiro de 2022

Dicas de livros sobre finanças para vários perfis de investidor

 

Na dúvida de onde começar a estudar o mercado financeiro? Os livros são sempre uma boa opção (Foto: Envato)


Assim como em qualquer área de conhecimento, quem deseja ter sucesso no universo dos investimentos não escapa dos estudos. Busca informações, aprende com erros e acertos do passado e conhece as opções disponíveis para colocar a mão na massa.

Filmesdocumentários… tudo pode ajudar. Mas nem aqueles que não são grandes fãs da leitura podem negar o papel que os livros têm na hora de estudar. Assim como nos investimentos, o hábito da leitura exige disciplina e, claro, paciência. E para quem está procurando um momento de começar, o feriado de Carnaval – em mais um ano sem festa por causa da pandemia da covid-19 –, é uma boa oportunidade.

Pensando nisso, o E-Investidor preparou uma seleção de livros clássicos e contemporâneos, para diferentes gostos e níveis de conhecimento sobre o mercado financeiro. Confira:

Para iniciantes

Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Antes de efetivamente começar a investir, quando falamos de sucesso, é preciso mudar a forma como pensamos e lidamos com o dinheiro – no mercado financeiro, é comum escutar que tudo começa pelo mindset.

Nesta obra, T. Harv Eker convida o leitor a repensar o próprio “modelo de dinheiro”, aquelas crenças que alimentamos desde a infância e que moldam o nosso destino financeiro.

O Homem mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

George S. Clason é um empresário bem sucedido que queria compartilhar suas experiências no mercado e acabou escrevendo um best seller, clássico do universo financeiro. O livro conta a história de Bansir, um construtor de carruagens na Babilônia antiga que não conseguia enriquecer.

Junto ao personagem, que vai atrás do “homem mais rico da Babilônia” para aprender, o leitor vai sendo aconselhado a encontrar o caminho do sucesso financeiro.

Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki e Sharon Lechter)

“O dinheiro é uma forma de poder. Mais poderosa ainda, entretanto, é a educação financeira”, diz a obra, considerada uma leitura fundamental para os investidores, principalmente os iniciantes.

Os autores constroem um paralelo entre duas linhas de pensamento – a de seu pai e a do pai de seu amigo de infância, com ideias muito diferentes sobre o dinheiro.

A partir daí, são repassadas ao leitor de forma simples noções de macroeconomia e de educação financeira atemporais, que fazem o livro permanecer como um bestseller mesmo após 25 anos de seu lançamento.

O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

A obra de Benjamin Graham é um grande clássico do mercado financeiro. Foi o livro que Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, diz ter moldado sua forma de pensar os investimentos no início da carreira.

Para Graham, o comportamento de um investidor passa por três pontos principais: fugir das dívidas, separar periodicamente parte do dinheiro para os investimentos, e fazê-lo render.

Os Grandes Investidores (Glen Arnold)

Você já se perguntou como os grandes nomes da história do mercado financeiro conseguiram ser tão bem sucedidos? Quais foram suas estratégias? Neste livro, o britânico Glen Arnold revela elementos centrais das filosofias de investimento de nomes como Warren Buffett, Charles Munger, Benjamin Graham, John Templeton e George Soros – com lições que você pode aplicar nos seus próprios investimentos.

Para os intermediários

O Jeito Warren Buffett de Investir (Robert G. Hagstrom)

Que o Warren Buffet é um ícone do mercado você já deve saber. Mas os métodos e técnicas utilizadas pelo grande investidor ao longo da carreira ficam claros com este livro de Robert G. Hagstrom, onde o leitor é apresentado aos princípios financeiros, de negócios, de gestão e de mercado que levaram Buffett à riqueza.

Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde (Décio Bazin)

O jornalista Décio Bazin nos explica o seu método pessoal de escolha de ações e o racional que o investidor deve ter para conquistar sucesso no longo prazo. O livro combina a experiência de Bazin com a interpretação de conceitos financeiros e fez tanto sucesso que foi recomendado inúmeras vezes por investidores de renome no mercado brasileiro.

Bem-vindo à Bolsa de Valores (Marcelo C. Piazza)

O autor afirma que “todos deveriam participar do Mercado de Ações”. O livro virou um clássico do mercado financeiro, explicando os conhecimentos operacionais necessários para quem está pensando em entrar na bolsa de valores pela primeira vez: como investir, como participar da abertura de capital de novas empresas ou entrar no mercado da renda fixa.

Fora da curva: Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil – e o Que Você Pode Aprender com Eles (Pierre Moreau)

O livro traz a trajetória de personalidades importantes do mercado brasileiro, como Luis Stuhlberger (Fundo Verde) e Guilherme Affonso Ferreira (Teorema Gestão). Muitos são avessos a entrevistas, mas decidiram contar a história de suas carreiras para compartilhar as lições de negócios aprendidas durante os momentos de crise.

Investimentos Inteligentes (Gustavo Cerbasi)

Gustavo Cerbasi é autor de vários livros referência em educação financeira no Brasil. Neste, após questionamentos feitos pelos leitores, ele desmonta sete mitos que influenciam o comportamento de investidores, desde a avaliação do mercado brasileiro, o apetite ao risco ou o nível de informações do investidor.

Axiomas de Zurique (Max Gunther)

“Todo mundo quer ganhar, é claro. Mas nem todo mundo quer apostar”. Neste livro, o jornalista Max Gunther passa por diversos axiomas – as regras criadas por um clube de investidores suíços – para orientar o leitor quanto à exposição aos riscos de investimento.

Para os experientes

Ensaios de Warren Buffet (Warren Buffett)

Para os investidores com uma bagagem de conhecimentos mais extensa, vale a pena ir buscar informação direto da fonte. Neste ensaio, Buffett faz análise fundamentalista de sua experiência e trajetória no mercado financeiro, divida em cinco seções principais: governança corporativa; finanças corporativas e investimentos; ações ordinárias; fusões e aquisições; e contabilidade e tributação.

Ações Comuns, Lucros Extraordinários (Philip Fisher)

Este livro de 1958 mudou para sempre o conceito de Value Investing e apresenta conselhos valiosos para investidores fundamentalistas. Fisher foi o inventor da análise dos aspectos qualitativos de uma empresa durante o processo de análise, defendendo olhar o negócio a partir de muitos fatores, como o posicionamento de mercado, a integridade da gestão e a relação da empresa com seus funcionários e executivos

Magos do Mercado: Entrevistas com Top Traders (Jack Schwager)

Este livro reúne algumas perguntas que todo investidor gostaria de fazer para quem vive de trade. Jack Schwager, um gestor de fundos do mercado americano, entrevistou alguns dos traders mais bem sucedidos – alguns até então desconhecidos – dos anos 1990 para reunir as estratégias financeiras que os levaram ao sucesso.

A Lógica do Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb)

Até que a ciência descobrisse na Austrália uma espécie de cisne negro, acreditava-se que o animal só poderia ter as pelagens brancas. Foi seguindo essa lógica que Nassim Nicholas Taleb nomeou os eventos extraordinários e aleatórios, que causam um grande impacto na história da sociedade, de cisnes negros. A ideia central do livro é abordar nossa incapacidade de enxergar esses eventos aleatórios se aproximando.

Para quem investe em ações, a lógica pode dar bons insights para entender melhor os investimentos de risco.

Luiza Lanza, O Estado de São Paulo