domingo, 22 de outubro de 2017

Ex-presidentes dos EUA se reúnem para arrecadar dinheiro a vítimas de furacões


Reunião de cinco ex-presidentes dos Estados Unidos em apoio a vítimas de furacões no país - Richard Carson / REUTERS


Com O Globo


AUSTIN, Estados Unidos - Os cinco ex-presidentes dos Estados Unidos ainda vivos deixaram de lado a política e se reuniram pela primeira vez desde 2013 em um evento musical para arrecadar dinheiro e ajudar as vítimas dos devastadores furacões que arrasaram as regiões do Texas, Flória, Porto Rico e as Ilhas Virgens americanas nos últimos meses. Os democratas Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter e os republicanos George H.W. Bush e seu filho George W. Bush se reuniram na noite de sábado na cidade de College Station, no Texas, onde fica a Universidade Texas A&M na tentativa de pedir união nacional após os fenômenos naturais.

O concerto com apoio dos ex-presidente arracadou US$ 31 milhões desde que a campanha começou em 7 de setembro, informou Jim McGrath, porta-voz de George Bush pai. Horas antes, o presidente Donald Trump gravou uma mensagem em vídeo na qual menciona as críticas que fez aos ex-presidentes e os chamou de "alguns dos melhores servidores públicos dos Estados Unidos".

— Este esforço maravilhoso nos lembra que verdadeiramente somos uma nação perante Deus, todos unidos por nossos valores e dedicação de uns pelos outros — afirmou Trump.

Quatro dos cinco presidentes — Obama, Bush filho, Carter e Clinton — fizeram breves pronunciamentos em que não mencionaram Trump. Bush pai não falou, mas cumprimentou a plateia. Os ex-mandatários fizeram uma convocação à unidade nacional para ajudar os prejudicados pelos furacões:

— O coração dos Estados Unidos, sem importar raça, religião ou partido político, é maior que nossos problemas — afirmou Clinton.

O furacão Harvey devastou a costa do Texas no Golfo do México em 25 de agosto. Com ventos de categoria 4, gerou uma inundação histórica em Houston e deixou mais de 80 mortos. Posteriormente, o furacão Irma atingiu a Flórida, seguido do furacão Maria, que destruiu boa parte da ilha de Porto Rico. Além disso, os dois últimos fenômenos afetaram fortemente as Ilhas Virgens americanas.

ÚLTIMO ENCONTRO EM 2013

A última vez que os cinco se reuniram foi em 2013, quando Obama ainda estava no poder, na cerimônia de inauguração da biblioteca presidencial de George W. Bush em Dallas.
— Certamente é um triple (referência a um tipo de jogada de beisebol), se não um home run, cada vez que se reúnem — afirmou Brandon Rottinghaus, professor de ciências políticas na Universidade de Houston. — Os presidentes têm a base mais poderosa e prolífica de arrecadação de fundos de qualquer político no mundo. Quando fazem uma chamada para pedir ajuda, sobretudo em algo que não é político, podem arrecadar grandes quantidades de dinheiro.

A instituição de ensino onde aconteceu o evento desta vez é sede da biblioteca presidencial do Bush pai. Aos 93 anos, o ex-mandatário sofre de mal de Parkinson e compareceu ao evento em cadeira de rodas. Sua mulher, Barbara, e sua nora, Laura Bush, estavam na plateia.

A cantora Lady Gaga fez uma aparição surpresa no show, que também contou com a participação da banda de música country Alabama, o membro do Salão da Fama do Rock & Roll "Soul Man" Sam Moore, a cantora de música gospel Yolanda Adams e os músicos texanos Lyle Lovett e Robert Earl Keen.