Mike Segar/Reuters | |
Caixa da Amazon em Manhattan, nos Estados Unidos |
NICK WINGFIELD
DO "NEW YORK TIMES", EM SEATTLE
DO "NEW YORK TIMES", EM SEATTLE
A Amazon anunciou ter recebido 238 propostas de cidades e regiões de toda a América do Norte que desejam abrigar a segunda sede que ela pretende construir.
A empresa não publicou uma lista dos candidatos, mas um mapa em seu site revelou que havia pretendentes em todos exceto sete Estados dos Estados Unidos —Arkansas, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Havaí, Montana, Vermont e Wyoming não participaram.
No Canadá, as províncias de Saskatchewan e New Brunswick e o território do Yukon também optaram por não participar. No México, por outro lado, o mapa da Amazon só mostra três pretendentes, nos Estados de Chihuahua, Hidalgo e Querétaro.
No total, informou a Amazon, ela recebeu propostas de 54 Estados, províncias, distritos e territórios (incluindo Porto Rico). A empresa disse que informará sua decisão no ano que vem.
Quando a Amazon anunciou uma concorrência entre os interessados a sediar sua segunda sede, ou HQ2, em 7 de setembro, deu a largada para semanas de golpes de publicidade, autopromoção e súplicas da parte de cidades e regiões ávidas por atrair os 50 mil empregos bem remunerados que a Amazon prometeu para seu novo complexo.
A prefeita de Washington fez um vídeo viral engraçadinho na qual tentava ganhar pontos com a Amazon ao conversar com Alexa, a assistente digital criada pela empresa. Tucson, Arizona, enviou um cacto saguaro de 6,5 metros de altura como presente à sede da Amazon em Seattle.
A oferta mais incomum talvez tenha sido a de Calgary, no Canadá, que recorreu a anúncios de jornal e na web para anunciar que estava disposta a brigar com um urso pela oportunidade de sediar o HQ2.
O frenesi de propostas valeu semanas de publicidade gratuita para a Amazon, mas também gerou críticas à empresa por sua solicitação de que os candidatos propusessem incentivos fiscais e outras medidas para tornar suas propostas mais atraentes, o que muita gente reprova como uma forma de "previdência para empresas". Nova Jersey propôs oferecer US$ 7 bilhões em incentivos fiscais municipais e estaduais para levar a Amazon a Newark.
Houve quem seguisse o caminho oposto e tentasse ganhar divulgação para a decisão de não participar da concorrência. Uma organização empresarial de Little Rock, Arkansas, publicou um anúncio de jornal —no "Washington Post", que é propriedade de Jeff Bezos, o presidente-executivo da Amazon— e postou um vídeo na Internet dizendo à Amazon que a cidade não tinha interesse nos problemas de trânsito que a nova sede traria.
O Arkansas é o Estado de origem do Walmart, um dos grandes rivais da Amazon.
p(tagline)Tradução de PAULO MIGLIACCI