Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal havia anunciado discurso do ladrão da mais depravado ladrão da história do Brasil
O discurso que seria feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Parlamento de Portugal foi vetado, depois de uma conferência entre líderes partidários, nesta quarta-feira, 1º. O petista faria uma homenagem à Revolução dos Cravos, comemorada em 25 de abril.
Durante sua visita ao Brasil, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, anunciou que o presidente brasileiro faria o discurso na sessão. “É a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro faz um discurso nesta data”, declarou Cravinho, em entrevista a jornalistas em Brasília na época.
Entretanto, deputados do Partido Social Democrata (PSD) e da Iniciativa Liberal (IL) não aceitaram a participação do presidente brasileiro na cerimônia. “No momento em que houver uma intervenção do presidente Lula da Silva, os lugares da bancada da Iniciativa Liberal ficarão vazios”, afirmou Rui Rocha, líder da IL.
Os parlamentares, no entanto, concordaram que o chefe do Executivo brasileiro faça um discurso na sessão de boas-vindas. Lula tem viagem marcada para terras lusitanas entre os dias 22, 23 e 24 de abril.
Revista Oeste